I Congresso Brasileiro de Resiliência – 2012
Avanços e desafios para a resiliência em terras brasileiras

 

Nos dias 23 e 24 de Novembro de 2012, a SOBRARE organizou a primeira edição do Congresso Brasileiro de Resiliência, com o seguinte tema: “Avanços e desafios para a resiliência em Terras Brasileiras”. O evento que ocorreu no auditório e salas da UNIFAI – Centro Universitário Assunção (São Paulo), reuniu 13 palestrantes convidados, 5 instrutores de minicursos, 75 inscritos e 01 bolsista. Recebeu também 3 observadores, 8 integrantes da comissão e contou com o apoio de uma equipe de 13 monitores.

O evento teve como público-alvo profissionais em geral envolvidos e interessados no tema da resiliência, professores, estudantes, executivos e gerentes com foco em Gestão de Pessoas. O Congresso aconteceu integralmente no idioma português e promoveu espaços para diálogos voltados a área da resiliência, como: as aplicações no campo das empresas, das pesquisas, no desenvolvimento pessoal e no coaching, bem como as contribuições da Psiconeuroendocrinoimunologia para o entendimento da resiliência.

A primeira edição do Congresso Brasileiro de Resiliência reuniu profissionais e acadêmicos para avaliar e discutir as aplicações da resiliência em diferentes ambientes. O evento na forma de Congresso buscou formar, ensinar e capacitar os participantes a conhecerem e compreenderem diferentes metodologias de se implementar resiliência na sociedade e nos indivíduos.

A abertura do evento foi realizada pela Dra. Denise Sória (UFRJ), presidente do Congresso. Após a abertura do 1° Congresso Brasileiro de Resiliência diversos temas relevantes à resiliência foram abordados por diferentes profissionais durante os dois dias de evento, são eles: Psiconeuroendocrinoimunologia e resiliência, A meditação como metodologia para o desenvolvimento da resiliência, A metodologia “Abordagem Resiliente” e suas aplicações nos diversos ambientes, Resiliência e Criatividade, Resiliência e Coaching com base na Neurociência, Resiliência e Gestão da Mudança: antecipar, projetar, executar.

Durante o Congresso aconteceram os seguintes minicursos: Aplicações da resiliência no campo das empresas, que, sob a coordenação do convidado João Marcos Varella contou com uma turma de 21 alunos; Como fazer pesquisa com o tema: Resiliência, que, sob a coordenação do Profº George Barbosa contou com uma turma de 39 alunos; A resiliência na pessoa com deficiência no contexto atual, que, sob a coordenação da convidada Cristina Masiero contou com uma turma de 8 alunos; Resiliência aplicada no desenvolvimento pessoal de professores, que, sob a coordenação do Profª Vera Lígia Assis contou com uma turma de 15 alunos, e o Como desenvolver resiliência no ambiente de recursos humanos, que, sob a coordenação da convidada Edna Bedani contou com uma turma de 17 alunos.

A realização do 1° Congresso Brasileiro de Resiliência foi possível graças à generosa contribuição do Conselho Federal de Psicologia. Também foi possível por receber o apoio institucional do LAPRENF (Laboratório de Pesquisa em Resiliência e Enfermagem – UNIRIO), AACD, Santa Casa de São Paulo, Federeção Brasileira de Terapia Cognitiva, ABMP (Associação Brasileira de Medicina e Psicossomática), ABHR-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e Universidade Anhembi Morumbi. A UNIFAI – Centro Universitário Assunção acolheu o evento durante os dois dias de programação.

Este foi o primeiro Congresso a ser realizado no Brasil com o tema focado em resiliência. Acreditamos que contribuiu decisivamente para o crescimento e aprimoramento de todos os pesquisadores promotores de resiliência da área acadêmica, educacional, corporativa ou esportiva.

A organização da programação científica do evento procurou contemplar as mais relevantes contribuições que temos no Brasil para gerar ricas discussões dos temas relacionados a resiliência, enriquecendo e consolidando a temática em nosso território nacional.

Palestrantes

2010 k

George Barbosa
Como fazer pesquisa com o tema: Resiliência

denise

Dra. Denise Sória
Conferência

89444

Dr. Esdras Guerreiro Vasconcellos
PSICONEUROENDOCRINOIMUNOLOGIA e Resiliência

JM2010

João Marcos Varella
Aplicações da resiliência no campo das empresas

edna bedani

Edna Bedani
Como desenvolver resiliência no ambiente de recursos humanos

3a91352

Eduardo Carmello
Resiliência e Gestão da Mudança: antecipar, projetar, executar

0afa3fc

Carlos Legal
A Meditação como Metodologia para o Desenvolvimento da Resiliência

001401_GRD

Vera Martins
Resiliência e Coaching com base na Neurociência

cristina

Cristina Masiero
A resiliência na pessoa com deficiência no contexto atual

P7120431

Vera Ligia Assis
Resiliência aplicada no desenvolvimento pessoal de professores

DSC01691

Denise Manfredi
Resiliência e Coaching com base na Neurociência


Trabalhos Premiados

1° Lugar – Apresentação Tema Livre
COACHING PARA RESILIÊNCIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTUDO DE CASO
Tânia Higa Sakuma, Roberto Massao Yamazaki

2° Lugar – Apresentação Tema Livre
RESILIÊNCIA E CONJUGALIDADE
Mônica Maria Costa Morais Pereira

3° Lugar – Apresentação Tema Livre
A PRÁTICA DA RESILIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INCLUSÃO E CIDADANIA
Rosa Cristina Bolzani

Melhor trabalho na modalidade poster
A INTERFACE DA RESILIÊNCIA NOS PROFISSIONAIS DE TI
Ítala Célly Bezerra de Farias